A estrutura da fonte localizada na Praça Pedro Balduino, no município de Caroebe, apresentou ruptura estrutural neste domingo, 4 de janeiro de 2026, menos de um mês após a entrega oficial da obra, realizada em 8 de dezembro de 2025.
Conforme informações da placa informativa instalada no local, a obra teve como objeto a contratação de empresa especializada em engenharia para execução de serviços de revitalização da Praça Pedro Balduino, com valor total de R$ 891.232,37. Os recursos são oriundos do Convênio nº 924164-PCN/MD, celebrado no âmbito do Programa Calha Norte, com participação do Governo Federal, Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Caroebe.
Os recursos federais do convênio são provenientes de emenda parlamentar do senador Mecias de Jesus, destinada ao município para a execução da obra de revitalização da praça.
Ainda de acordo com os dados oficiais, o prazo de execução previsto era de 90 dias, com início em 4 de julho de 2024 e término programado para 4 de outubro de 2024. Apesar disso, a obra só foi efetivamente entregue mais de um ano após o prazo inicialmente estabelecido, em dezembro de 2025.
A empresa responsável pela execução dos serviços é a Objetiva Construções, Serviços e Comércio Ltda., tendo como responsável técnico o engenheiro civil Yuri de Assis Fonteles, com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nº RR20240142354.
Em nota de esclarecimento divulgada neste domingo (04/01), a Prefeitura de Caroebe informou que foi registrada ruptura de parte da estrutura da fonte e que, assim que o incidente foi identificado, a empresa responsável pela obra foi imediatamente notificada. Segundo o comunicado, os responsáveis técnicos irão realizar o isolamento da área, os reparos necessários e a apuração das causas que levaram ao problema estrutural.
A Prefeitura informou ainda que acompanha o caso para garantir a segurança do local e a correta execução dos serviços. Até o momento, não foram divulgados prazos para a conclusão dos reparos nem esclarecimentos técnicos detalhados sobre as causas da ruptura.